A empresa ainda não existia oficialmente, mas é certo que a sua história teve início na década de 1930, quando Fernando Luís Simões e Delfina Rosa Soares, ainda adolescentes, transportavam, de carroça, hortaliças e fruta produzidas pelas suas famílias para os mercados abastecedores de Lisboa e da Malveira.

Em 1948 Fernando Luís Simões tirou a carta de condução de veículos pesados e, já casado com Delfina, comprou o seu primeiro camião. Entre 1952 e 1960, o empreendedor comprou mais alguns camiões e para além dos produtos hortícolas, passou a transportar materiais de construção.

A acrescentar ao crescimento do setor da construção em Portugal, o início da década de 60 ficou também marcado pelo elevado desenvolvimento da atividade da indústria de alimentos compostos para animais, exigindo um aumento da capacidade de transporte rodoviário. Atento ao fenómeno, o empresário especializou-se também no transporte de cereais a granel aumentando assim a diversificação da atividade.

Luis Simoes logoOficialmente, a Transportes Luís Simões, Lda foi constituída em 1968 e em 1973 a gerência da sociedade foi cedida pelo casal fundador aos filhos Leonel, José Luís e Jorge. Apostaram num modelo de transporte com uma frota de veículos flexível e adaptada ao mercado.

Hoje conta com 1.508 colaboradores, tem 20 centros de operações logísticas e 10 centros de operação de transporte, procede a .3750 rotas de distribuição por dia e providencia o transporte de 7.995 milhões de toneladas por ano. A frota desta empresa familiar é composta por 2000 veículos, próprios e subcontratados, equipados com Informática Embarcada e GPS que, feitas as contas, percorrem 202 milhões de quilómetros num ano.

O grupo empresarial é encarado como um operador logístico de referência, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos que presta serviços integrados de logística e cujos armazéns superam os 300.000 m² de capacidade instalada em 10 regiões diferentes da Península Ibérica. Está no mercado espanhol há mais de 25 anos.

 

Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt  2014/10/25, integrado no âmbito da conferência “A gestão de familiares a trabalhar na Empresa Familiar” de que a efconsulting é coorganizadora

 

Tags: , , , , , , , ,