O maior exportador nacional de vinhos verdes está sedeado em Penafiel. A sua história atravessa várias gerações, o negócio esteve sempre nas mãos da mesma família e hoje vende para mais de 70 países. A Aveleda nasceu há 145 anos e tem sabido dar os passos certos na sua modernização e conquista do mercado global.

Os primeiros registos de venda de vinho engarrafado datam de 1870. Manuel Pedro Guedes, fundador da empresa, havia deixado a capital e veio para a Quinta da Aveleda, dedicando-se à propriedade com a plantação de vinhas e a construção de uma adega. Mais tarde, o trabalho deu frutos e prémios: duas medalhas de ouro conquistadas em Berlim (1888) e Paris (1889).

A família Guedes sempre deteve a empresa a 100% e foi, ao longo dos anos, aumentando a capacidade produtiva. Em 1946 a terceira geração constituiu mesmo uma sociedade agrícola e foi após a Segunda Guerra Mundial que o negócio se desenvolveu com a melhoria de infraestruturas e o incremento de vendas no Brasil e em mercados de África.

Os investimentos sucederam-se até aos dias de hoje no aperfeiçoamento da qualidade dos vinhos e de todo o negócio envolvente, onde a promoção externa é uma prioridade. Marcas como Casal Garcia, Aveleda, Quinta da Aveleda, Follies, Charamba Douro, Quinta d’Aguieira, Adega Velha (aguardentes) e Penafidelis (queijos) concentram a atenção dos responsáveis da empresa, que já conta com alguns dos 14 primos que compõem a quinta geração da família.

Especializada em vinhos verdes, a Aveleda tem vindo a adquirir terrenos para aumentar a produção, estando atenta à casta alvarinho. Os vinhos do Douro são outra área de interesse, tal como as aguardentes. Em 2015 a faturação da empresa deverá rondar os 31,5 milhões de euros. Dois terços da produção destinam-se à exportação, para mais de 70 países, com destaque para EUA e Alemanha.

É a quinta maior empresa exportadora vinícola do país e a única do top 5 que não conta com Vinho do Porto no portefólio. A Aveleda acredita ter espaço para continuar a crescer e mantem-se fiel aos valores familiares. Alguns colaboradores fazem parte da sexta geração de famílias que sempre trabalhou na empresa.

Reconhecimento no exterior

A notoriedade dos vinhos nacionais é cada vez maior lá fora. Numa análise que envolveu 19.500 vinhos de diversos países, a revista norte-americana “Wine Enthusiast” distinguiu recentemente um dos vinhos da Aveleda. A seleção visou encontrar os 100 melhores vinhos do mundo vendidos em 2015 por menos de 15 dólares e o verde branco de 2014, da Quinta da Aveleda, comercializado nos EUA a 9 dólares, foi colocado em terceiro lugar. Os críticos da revista analisaram a boa relação entre qualidade e preço de diversos vinhos, colocando no pódio a colheita produzida em Penafiel. Nesta lista, denominada “Top 100 Best Buys”, foram ainda reconhecidos mais 8 vinhos nacionais.

 

Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt  2014/10/22 integrado no âmbito da conferência “A gestão de familiares a trabalhar na Empresa Familiar”

Tags: , , , , , , , ,