O estudo da Egon Zehnder, que tem vindo a servir de fio condutor de temas a abordar nesta secção das organizações familiares, focou-se também no grupo dos participantes que afirmaram que gostariam de trabalhar em tais sociedades, solicitando-lhes que identificassem os principais motivos para tal desejo.

Os principais fatores referenciados e que se genericamente refletem caraterísticas das empresas familiares, possibilitam as seguintes interpretações:

  • A valorização expressiva dos negócios com sentido de longevidade e de continuidade, com exceção expressiva nas Américas;
  • O peso dos valores inerentes à organização, com relevância para as Américas;
  • A capacidade de decisão autónoma, com exceção na Ásia;
  • As condições de trabalho e conciliação com a vida familiar, essencialmente nas Américas;
  • As oportunidades de evolução e a compensação por desempenho, como atributos menos presentes.

Sendo as pessoas um dos principais fatores de sustentabilidade das sociedades, atrair e manter excelentes colaboradores deve ser uma das principais preocupações dos líderes das empresas familiares, se for seu objetivo assegurarem a sua continuidade ao longo das gerações.


No trabalho de Sónia Santos para o DN “O meu patrão é o melhor do mundo”, um funcionário da Delta, de Rui Nabeiro, quando questionado sobre o que significava para ele trabalhar nesta empresa de Campo Maior, salientou aspetos como:Rui Nabeiro delta

  • Paga bem;
  • Incentiva a progressão na carreira (entrou como um indiferenciado e hoje é responsável de armazém matérias-primas e um dos provadores de café),
  • Patrão está perto dos funcionários, olha nos seus olhos, pergunta pela vida, pela família, praticamente,
  • O seu grande sonho era ir ao local onde tudo começa – uma roça de café – já o fez por 4 vezes.

A síntese pode ser encontrada em duas frases, uma do colaborador “… é Deus no céu e o senhor Rui cá na terra” e outra do próprio Rui NabeiroQuando a pessoa semeia, colhe

Temas para reflexão:

  • Que elementos diferenciadores proporcionamos aos nosso empregados?

  • Esses fatores são reconhecidos pelos colaboradores?

  • Já efetuamos algum inquérito para identificar que itens mais valorizariam na sua ligação à empresa?

 

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