Depois de passar pela cidade da Maia, onde se debateu a sucessão da liderança nos negócios familiares, o ciclo de conferências “Empresas Familiares”, organizado por JN, TSF e EFConsulting, em parceria com a Citroën, continuará o seu périplo por cinco cidades diferentes. O próximo destino é Viseu e será no dia 1 de outubro que a terra de Viriato acolherá um evento onde se vai falar sobre “A relação com os Acionistas e a Sucessão da Propriedade na Empresa Familiar”.

Ciclo de Conferências EMPRESAS FAMILIARES - uma iniciativa da efconsulting e do JN, TSF.

Ciclo de Conferências EMPRESAS FAMILIARES – uma iniciativa da efconsulting e do JN, TSF.

A sucessão da propriedade é outra questão determinante para a sobrevivência de uma empresa familiar. “O crescimento e evolução da família vão implicar que, mais cedo ou mais tarde, os seus membros venham a ser sócios ou acionistas da empresa. Esta transição pode ocorrer de forma natural, por herança, ou planeada ao longo dos tempos e com um período de envolvimento mais ou menos longo”, explica António Nogueira da Costa, sócio fundador da EFConsulting.

Segundo o especialista, “este processo de transição é normalmente crítico, pois pode originar situações fraturantes que colocam a empresa em risco. Daí que seja necessário preparar os potenciais proprietários que queiram ser acionistas, pois podem existir filhos que não o pretendam (independentemente de serem compensados pela sua parte de herança), para assumirem responsavelmente as suas funções”.

A conferência de Viseu terá como oradores principais António Nogueira da Costa, que falará sobre o contexto e a vontade da continuidade do negócio nas mãos da família, e Rita Lobo Xavier, jurista especializada em Direito da Família e Direito das Sucessões, que abordará os instrumentos jurídicos para um planeamento sucessório numa empresa familiar.

  • Quem deve ser proprietário?
  • Quem trabalha na empresa deve ter mais?
  • Que proteções definir?

Estas são algumas das questões que vão ter resposta no evento, focado em mais um dos desafios singulares das empresas familiares. O propósito destas conferências passa por apontar soluções, complementares entre si, e ajudar estas entidades a ultrapassar dificuldades internas ou externas, numa lógica de formação em gestão de empresas familiares, com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros, bem como através de testemunhos reais, troca de conhecimentos e cooperação entre empresários.

Após a Maia nos ter dado a conhecer os casos de empresas como Bial, Garland, Lucios e CIN, a cidade de Viseu será palco para novos exemplos de negócios em família que se têm notabilizado pela positiva. Os setores em foco serão o alimentar, têxtil e turismo. No entanto, o ciclo de conferências “Empresas Familiares” prolonga-se até janeiro do próximo ano e outros ramos de atividade como automóvel, metalúrgico, calçado e cortiça vão ser alvo de análise.

A 28 de outubro será a vez de Braga acolher a terceira conferência com o tema “A gestão de familiares a trabalhar na Empresa Familiar”. Em Coimbra, a 26 de novembro, o assunto centrar-se-á nos “Modelos de bom governo da Empresa Familiar”. Por último, a 29 de janeiro, a cidade anfitriã será Santa Maria da Feira com “A gestão da Família Empresária e a sua relação com a Empresa Familiar”.

Para Gisela Batalha, directora de marketing da Citroën Portugal, “a marca associa-se a estas conferências porque esta é uma realidade que encontramos no próprio tecido empresarial da rede da Citroën, constituído na sua maioria por empresas de pequena e média dimensão, de natureza familiar. E muitas viveram ao longo da sua história alguns destes desafios, como a gestão da sucessão, a adaptação a novas tecnologias e a adaptação à nova conjuntura exigida pelo setor automóvel.”

Agenda

1 de outubro
No próximo evento, o tema “A relação com os acionistas e a sucessão da Propriedade na Empresa Familiar” terá lugar em Viseu.

28 de outubro
Braga receberá a terceira conferência, sendo que a mesma versará sobre “A gestão de familiares a trabalhar na Empresa Familiar”.

26 de novembro
O certame que vai analisar “Modelos de bom governo de Empresa Familiar” decorrerá na cidade de Coimbra.

29 de janeiro
Santa Maria da Feira terá a conferência final e abordará “A gestão da Família Empresária e a sua relação com a Empresa Familiar”.

Resiliência passa pela convivência entre gerações
No passado dia 9 de julho, a conferência realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia contou com a presença de Miguel Ángel Gallo, um dos maiores especialistas europeus em empresas familiares, onde se focou nos desafios que estes negócios têm de enfrentar, particularmente o da sucessão.

Tags: , , , , ,