A CIN é líder ibérica na produção e comercialização de tintas e vernizes. Por detrás deste negócio, está uma gestão familiar, que nem sempre foi consensual, mas que conseguiu encontrar o ritmo certo para o bom funcionamento.

O atual presidente, João Serrenho, engenheiro químico, entrou na empresa do pai em 1976. “A relação inicial foi tensa, porque os pais tendem a pensar que os filhos não percebem nada. Acabámos por criar regras de relacionamento, sem informalidades e o equilíbrio foi encontrado”, referiu.

João Serrenho não se arrepende do percurso trilhado. “Corremos alguns riscos, mas estes levaram-nos a vários países e fizeram-nos crescer”.

Hoje o patriarca da família tem 93 anos, é presidente honorário e ainda vai às reuniões do conselho de administração.

A CIN atravessará em breve um processo de sucessão. Para João Serrenho, mais do que ter membros da família na administração, interessa ter bons acionistas. “A grande preocupação é ensinar à próxima geração como conservar o património, dar-lhes formação financeira e experiência lá fora para escolher bons executivos”, explicou.

 

Conferência a “Sucessão da Liderança nas Empresas Familiares” (Maia, 9 de julho de 2015). Uma organização conjunta da EFConsulting, JN e TSF, com parceria da Citroen e reportagem completa na edição do JN de 11 de julho

 

Tags: , , , , , ,