Uma empresa, familiar ou não, é um local propício à ocorrência de conflito, o que pode ser bom, se for devidamente controlado e tiver por origem factos ou visões distintas e não motivações pessoais.

Sempre temos assumindo que uma Empresa Familiar deve ser, no mínimo, tão ou mais competitiva que uma congénere não associada a uma ou mais famílias. Esta forte ligação a uma Família Empresária é geradora de um conjunto de vantagens comparativas, mas também a fonte de potenciais conflitos.

art 144 grafico causas conflitoO estudo da Egon Zenhder questionou as pessoas que têm, ou tiveram, experiência de trabalhar numa sociedade Familiar sobre quais consideravam ser as principais causas de conflito que enfrentam ou enfrentaram.

Os oito principais motivos focados podem ser classificados em três grandes áreas:

  • Capital – 1,
  • Empresa – 2,
  • Família – 5.

Estes resultados são deveras ilustrativos do forte impacto que a Família pode ter na geração de desafios que a Empresa terá de enfrentar, se desejar assegurar a sua continuidade futura, pelo que iremos dedicar os próximos artigos a analisar os mesmos de forma mais detalhada.

cotesisolverde logoO grupo empresarial fundado por Manuel Violas englobava empresas em áreas de negócio que iam do têxtil ao turismo, do imobiliário a participações na área financeira e de bebidas. A 2ª geração, constituída pelos irmãos Manuel, Celeste e Otília, chegou à conclusão que, para manter a união familiar, era aconselhável uma separação pacífica. Em 2006 chegaram a um acordo que, no seu essencial, levou Otília a ficar com a participação no Bpi, imobiliária e dinheiro, e Celeste e o irmão mantiveram-se em conjunto com a Cotesi, Solverde e Unicer.

Na altura Manuel anunciou em conferência que era desgastante estar a gerir divergências e que esta situação não permitia pensar no essencial: os negócios. Assim, uma separação acordada permitia focalizarem-se no essencial e manter as relações familiares.

Temas para reflexão:

  • Quais são os principais desafios que poderemos ter de enfrentar?

  • O que estamos a fazer para evitar a sua ocorrência?

  • Se surgirem como os vamos abordar para minimizar os seus impactos?

Tags: , , , , , ,