11ª edição do Curso para Consultores Empresa Familiar, em Barcelona, terminou dia 16 de março.

A temática das empresas familiares e famílias empresárias é uma área de estudo recente: últimas décadas do séc. XX.

Professores como  John Davis e John L. Ward (EUA) ou Miguel Ángel Gallo (Barcelona) muito desenvolveram e escreveram nas últimas décadas sobre a temática dos negócios familiares e das famílias que os controlam.

Com o desenvolvimento do conhecimento surgiu uma nova área de atuação ou especialização que se dedica à consultoria a empresas e famílias empresárias.

A intervenção nestas entidades requer conhecimentos em áreas como gestão, recursos humanos, psicologia, terapia, etc., uma metodologia adequada e profissionais que as consigam aplicar adequadamente a cada tipo de cliente.

Manuel Pavón liderou mais uma edição do Curso Superior para Consultores de Empresa Familiar, que decorreu na Casa da Convalescència San Pau (uma das últimas obras do modernismo Catalão) em Barcelona.

O programa foi limitado a 15 pessoas e permitiu reunir profissionais e empresas familiares oriundos de diversas províncias de Espanha, Colômbia, Guatemala, Brasil e, pela 1ª vez, de Portugal.

A variedade e perfil dos professores, a diversidade e perfil dos assistentes (profissionais e membros de famílias empresárias), permitiram desenvolver um ambiente de exposição e partilha de conhecimentos, simulações, análises de casos reais e troca de experiências.

O Programa, outorgado pela Universitat Abat Oliva CEU e La Empresa Familiar,  assume-se como uma grande valia para os assistentes e, com as suas intervenções, um reflexo positivo para as empresas familiares com que se relacionem.

Tags: , , , , , , , ,