Ethereum, a plataforma revolucionária que quer trazer um “supercomputador” para qualquer pessoa no mundo sem qualquer tipo de censura, sofreu esta quarta feira um “flash crash” na 11ª maior plataforma de troca, GDAX. Foi apontada como razão desta queda uma venda a preço de mercado de milhões de dólares em Ethereum. A GDAX decidiu temporariamente fechar o par de troca até verificar se de facto houve algum problema com a sua plataforma.

Preço do Ethereum face ao dólar no GDAX (tradeview)

Por volta das 20:30h (Portugal Continental), foi colocada uma ordem de venda a preço de mercado, isto é, uma operação na qual o autor pretende vender todas as suas moedas ao melhor preço possível. Devido ao tamanho desta ordem, que limpou o cofre desde 317,81$ a 224,48$, várias operações foram despoletadas – “stop loss“, na qual se o preço do ETH descer abaixo de um certo limite, um certo número de ETH é vendido a preço de mercado e “margin liquidation“, na qual pessoas que tenham posições alavancadas são obrigadas a fechar as suas posições a preço de mercado por falta de margem. Ou seja, esta primeira operação despoletou cerca de 800 ordens de venda a preço de mercado, o que eventualmente levou o preço aos 10 cêntimos por ETH. Minutos depois já se encontrava a trocar a 300$, o preço observado antes do “crash”.

Vários traders com “stop orders” publicaram em redes sociais como o reddit o resultado. Já existem grupos no Telegram nos quais indivíduos estão a preparar um Class Action lawsuit (ação coletiva) contra a GDAX.

“A minha posição foi liquidada… A plataforma vendeu 10’000$ em ETH por 16$… Por favor, há algo que eu possa fazer?” (reddit)

O Vice Presidente do GDAX já respondeu publicamente. No blog da plataforma afirma que as investigações iniciais demonstram que o algoritmo do mercado funcionou devidamente, avisando também que métodos de investimento avançados como trocas alavancadas trazem consigo um risco maior. Mesmo assim, este teve um impacto negativo tanto na moeda como nas outras “altcoins”, levando a uma subida no preço da bitcoin, que está cotada a 2700$. Os efeitos são claramente visíveis no “Dominance Percentage Index” que já apresentamos anteriormente.

“Dominance Percentage Index” (Coinmarketcap)

Os restantes mercados tiveram uma queda consideravelmente menor, retomando agora a correção à queda que se tinha vindo a formar desde dia 20. De momento, a moeda já voltou a negociar na zona dos 330$.

Atualização – Segundo o post no blog da GDAX, a exchange vai establecer um processo de modo a creditar os indivíduos que tiveram uma “margin call” ou uma “stop loss” com fundos da empresa. Quanto às pessoas que compraram estas ordens, as compras não serão revertidas.

Com esta decisão (a custo dos lucros da GDAX), a empresa vê esta ocasião para demonstrar o compromisso a longo prazo que tem com o seus clientes e com a indústria. Este processo deverá ter início na próxima semana.

Tags: , , , , ,